Reaproveitar objetos é uma atividade divertida e que ainda colabora para a redução de resíduos. Saiba mais
Simone Tinti
Papelão, latas, pneus, botões. Não é preciso muito mais do que esses materiais, tão facilmente encontrados em casa, para montarbrinquedos para a criançada. E, o melhor: além de seus filhos se divertirem, vocês estarão contribuindo para diminuir a quantidade de resíduos do planeta - se não se transformassem em outro objeto, o destino desses materiais seria, provavelmente, os lixões das cidades. Se você não tem coleta seletiva por perto, separe caixas, embalagens plásticas, papéis e isopores para uma sessão de "faça-você-mesmo" com seu filho - não há mais desculpa, portanto, para não reciclar ou reutilizar materiais.
Pensando em valorizar a brincadeira - e, conseqüentemente, os brinquedos feitos artesanalmente -, o arte-educador Adelsin escreveu o livro Barangandão Arco-Íris - 36 Brinquedos inventados por meninos e meninas (editora Peirópolis). Não entendeu o título? É mais um motivo para ler a obra, pois essa palavra é o nome de um dos brinquedos sugeridos no livro, assim como Bestinha de prendedor, Piorrinha de tampinha, Galinha choca de lata ou Piriquito baiano.
Barangandão Arco-Íris demorou dez anos para ser feito. Durante esse tempo, Adelsin percorreu cidades do interior de Minas Gerais e da Bahia, "observando, experimentando, brincando e aprendendo segredos, cantigas de roda, histórias, e aprendendo a construir brinquedos encantados com quase nada", como ele mesmo diz na introdução. O resultado foi uma espécie de "diário de bordo", onde Adelsin fala sobre o que aprendeu em cada cidade visitada e apresenta, com desenhos, o passo-a-passo do brinquedo.
E qual a importância da criança montar seu próprio brinquedo? O educador japonês Saburo Sochi tem experiência de quase 85 anos na área de educação e é um defensor dessas brincadeiras - que, apesar da simplicidade, são muito ricas. A partir de 1 ano, segundo ele, a criança já pode aprender a transformar sucata em novos objetos, com ajuda dos pais. O professor realiza, no Japão, workshops para ensinar a melhor maneira de tirar proveito de peças encontradas em casa e transformá-las em brinquedos. Entre os benefícios de seu método, o professor Sochi destaca os seguintes:
-ensina à criança o valor dos objetos que a cercam e de que tudo pode ser transformado com um pouco de imaginação e esforço;
-mostra a importância do trabalho em grupo, de que necessitamos do outro para realizarmos algo;
-se o brinquedo se quebra, a criança tem a oportunidade de consertá-lo, transformá-lo;
-desperta na criança o sentimento de autoconfiança e realização.
Barangandão Arco-Íris - 36 brinquedos inventados por meninos e meninas
Editora Peirópolis
Autor: Adelsin
Formato: 19 cm X 20 cm
95 páginas
Fonte: página virtual da revista
Crescer.